quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Papinha de Goiaba - Benefícios

Hoje vou compartilhar com vocês alguns benefícios de uma frutinha deliciosa e que pode fazer parte do cardápio dos nossos pequenos: a goiaba!
Branca ou vermelha, seu consumo traz inúmeros benefícios para a saúde. Contêm inúmeros minerais e vitaminas e quantidades consideráveis de fibras. É extremamente rica em vitamina C -100g (uma unidade média) contém 80 mg da vitamina, quase o dobro da recomendação diária. O potássio também se destaca, pode chegar a mais de 400 mg em 100g, até mais do que a banana! A fruta contém ainda vitamina A, licopeno e outros antioxidantes, que são extremamente benéficos à nossa saúde.

Hoje ofereci pela primeira vez para o Duduzinho como lanchinho da tarde. Optei por não cozinhar, e nem misturei a nenhuma outra fruta (vi algumas receitinhas com banana, mas optei pela goiaba pura), ela estava bem madura, apenas descasquei, cortei em pedacinhos e passei na peneira, para tirar as sementes. Prontinho!

Nas primeiras colheradas ele sempre faz umas caretinhas, mas eu provei e estava bem docinha. É só ter paciência e insistir um pouquinho. Procuro me lembrar que todos os sabores são novos para ele, então se aceita pelo menos provar, já fico felizona! 😄

Beijinhos 😘

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Não é coragem, é AMOR!

Esses dias, encontrei uma conhecida em um supermercado. Ela não me via há meses,  desde que eu estava grávida. Quando me viu com meu filho no colo, cabelo preso, roupa comum, sapatos baixos, percebi o grande espanto. Conversamos por alguns (poucos) minutos, e ela já me fez a tradicional pergunta:
-E aí, quando volta ao trabalho?
-Não volto. Optei por ficar um tempo em casa com meu filho. - respondi. Era nítido o espanto/surpresa/indignação no olhar dela:
-"Nossa, que coragem!" - Eu abaixei minha cabeça, senti o cheirinho do cabelo dele, que já havia dormido no meu ombro, e tive forças para responder: -"Não é coragem, é AMOR!". Acabou a conversa, nos despedimos, e eu fiquei pensando naquilo por dias.
Não é por coragem que muitas mães levantam cedo para trabalhar, precisam tirar seu filho da cama, deixá-lo com uma babá, ou em uma escolinha, ou, na melhor das hipóteses, com a avó. Enfrentam horas no trânsito, passam o dia inteiro pensando e morrendo de saudade, com o coração na mão, imaginando todos os momentos que poderiam estar vivendo juntos, mas precisou abrir mão disso para garantir que ele não passe nenhuma necessidade, tenha o melhor, que muitas vezes ela mesma não teve. Precisa estar ali, se dedicando ao máximo, segurando o choro, com o coração apertado de saudade, e a vontade imensa de voltar para casa. Chegam em casa, cansadas, mas precisam aproveitar ao máximo os minutos que restaram, e a correria continua até a hora de dormir - trabalhar fora, cuidar do filho, cuidar da casa.
Também não é por coragem que muitas mães abrem mão do seu emprego de anos, muitas vezes com uma carreira estável e ótimo salário, pela satisfação de participar do crescimento do seu filho. Se dedicam 24 horas por dia em casa, aprendem a se colocar em segundo plano, as vezes deixam o cabelo, a maquiagem, unhas e roupas novas pra depois. Mudam suas prioridades, vivem a maternidade como ela é, nua e crua. Se desdobram, sentem um medo absurdo de errar, são julgadas o tempo inteiro. De repente a profissional virou dona-de-casa, mãe de família. Sabe aquela uma hora de almoço em que você pode comer sentada, e fazer o que bem quiser? Essa mãe não consegue fazer isso. Mesmo estando o dia todo em casa, acredite, ela não consegue tempo as vezes nem pra ir ao banheiro!
Não é nada fácil, em nenhuma das situações, e sabe de uma coisa? Não é por coragem que fazemos isso. É por AMOR!
Única e exclusivamente por isso. E isso acontece todos os dias. Algumas superam com mais facilidade que outras, vivem outras experiências, mas da mesma forma não são mais nem menos "corajosas" por isso. O amor é  o mesmo, e é isso que nos faz mais fortes.
Não é coragem, é Amor!

Por Ana Beatriz Sonoda.
Se compartilhar, gentileza dar os créditos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

10 benefícios de beber água morna com limão de manhã

A natureza alcalina da vitamina C nos ajuda a manter uma pele saudável e radiante de dentro para fora, já que elimina as bactérias que causam a acne.

limão é comprovadamente uma das melhores frutas para a saúde. Seus principais benefícios são o forte poder antibiótico, antiviral e os poderes de estimulação imunológica, assim como o uso no auxílio da perda de peso, devido a seu poder digestivo e de limpar o fígado. Conheça neste artigo a receita de água com limão e os benefícios que ela trata para sua saúde.

Os limões contêm muitas substâncias, em especial o ácido cítrico, cálcio, magnésio, vitamina C, bioflavonoides, pectina e limoneno, que promovem a imunidade e combatem infecções. A seguir, conheça os 10 benefícios de beber água morna com limão toda manhã.

Como preparar a água morna com limão?

Utilize água purificada e morna, não ferva. Evite a água fria, pois nosso corpo necessita de mais energia para processar a água gelada do que a morna. Utilize sempre os limões frescos, orgânicos (se possível), e nunca o suco de limão engarrafado (nunca!). Esprema ½ limão em cada copo de água e beba na primeira hora da manhã, em jejum.

Os benefícios da água morna com limão

1. Ajuda na digestão

O suco de limão ajuda a eliminar os materiais indesejados e as toxinas do corpo. Devido à sua composição atômica ser similar a saliva e ao ácido clorídrico dos sucos digestivos, estimula o fígado a produzir a bile, ácido que é requerido na digestão.

Os limões também são ricos em minerais e vitaminas que ajudam a eliminar as toxinas do trato digestivo. As qualidades digestivas do suco de limão ajudam a aliviar os sintomas de indigestão, como o ardor no estômago, os arrotos e a distensão abdominal.

American Cancer Society recomenda água quente com limão para os pacientes com câncer, pois ajuda a estimular os movimentos intestinais.

2. Diurético e purificador

suco de limão ajuda a eliminar os materiais indesejados, em parte, porque aumentam a quantidade de vezes que urinamos. Por isso, ao tomar suco de limão, as toxinas são liberadas em um ritmo mais rápido, ajudando a manter a saúde do trato urinário. O ácido cítrico ajuda a maximizar a função da enzima que estimula o fígado e ajuda na desintoxicação.

3. Estimula o sistema imunológico

Graças à vitamina C, o limão é um grande aliado no fortalecimento do sistema imune.

Ricos em vitamina C, o limão é ideal na luta contra os resfriados. São ricos também em potássio, que estimula o cérebro, a função nervosa e controla a pressão arterial.

O ácido ascórbico (vitamina C) encontrado nos limões possui efeitos anti-inflamatórios e é utilizado como apoio complementar para a asma e outros sintomas respiratórios, além de melhorar a absorção de ferro no organismo. O ferro é uma peça fundamental na função imune.

Os limões também contêm saponinas, que apresentam propriedades antimicrobianas e ajudam a reduzir a quantidade de catarro produzido pelo corpo.

4. Água com limão equilibra os níveis de pH

Os limões são um dos alimentos mais alcalinos para o corpo. Claro que são ácidos, porém dentro de nossos corpos são alcalinos (o ácido cítrico não cria acidez no corpo quando metabolizado).

Eles contêm tanto ácido cítrico como ácido ascórbico, ácidos fracos que são facilmente metabolizados no corpo, permitindo que o conteúdo mineral presente ajude a alcalinizar o sangue.

Beber água com limão com regularidade pode ajudar a eliminar a acidez total do corpo, incluindo o ácido úrico nas articulações, que é uma das principais causas de dor e inflamação.

5. Água com limão limpa a pele

Além de limpar o rosto, o suco de limão também é muito bom para limpar as mãos e para a pele oleosa.

O componente da vitamina C, assim como outros antioxidantes, ajuda a reduzir as rugas e as manchas e ajuda a combater os radicais livres.

A vitamina C é vital para apresentarmos uma pele saudável e radiante, já que sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias conhecidas por causar a acne.

Na realidade, a vitamina C pode ser aplicada diretamente nas cicatrizes ou manchas de idade para ajudar a reduzir sua visibilidade. A água com limão elimina as toxinas do sangue. A vitamina C, contida no limão, rejuvenesce a pele.

6. Água com Limão Energética e melhora o humor

A energia que um ser humano recebe dos alimentos provém dos átomos e moléculas dos alimentos. Quando os íons carregados positivamente (dos alimentos) entram no trato digestivo e interagem com as enzimas carregadas negativamente produzem uma reação.

O limão é um dos poucos alimentos que contêm íons com carga mais negativa, proporcionando ao nosso corpo mais energia quando entra no trato digestivo.

O aroma do limão também tem propriedades energéticas e melhora o humor. O aroma do suco de limão pode melhorar o humor e ajuda a desocupar a mente. O limão também pode ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão.

7. Água com Limão Promove a cura das feridas

O ácido ascórbico (vitamina C), encontrado nos limões, promove a cura das feridas e é um nutriente essencial na manutenção da saúde dos ossos, tecido conjuntivo e cartilagens.

Como foi dito anteriormente, a vitamina C também mostra propriedades anti-inflamatórias, ou seja, um nutriente essencial para a manutenção de uma boa saúde e na recuperação do estresse e de lesões.

8. Refresca o hálito

O limão, a menta e o iogurte são grandes aliados para eliminar o mau hálito.

Além de hálito mais fresco, os limões ajudam a aliviar a dor de dente e a gengivite. Mas lembre-se, o ácido cítrico pode corroer o esmalte dental, o melhor a se fazer é escovar os dentes antes de beber água com limão ou esperar uma quantidade significativa de tempo para escovar os dentes depois de tomar a água. Além disso, podemos enxaguar a boca com água purificada depois de bebermos a água com limão.

9. Hidrata o sistema linfático

A água morna com limão ajuda o sistema imune mediante a hidratação e a reposição dos fluídos perdidos pelo corpo.

Quando nosso corpo se vê privado de água, podemos sentir efeitos secundários que incluem: cansaço, lentidão, redução da função imune, prisão de ventre, falta de energia, pressão arterial baixa, insônia etc.

10. Ajuda na perda de peso

As propriedades do limão para perder peso são muito conhecidas e apreciadas. O limão é um excelente desintoxicante e anti-inflamatório, além de conter grandes quantidades de vitamina C, que apresenta propriedades antioxidantes.

O limão é rico em fibra pectina, que ajuda a moderar os desejos exagerados de comer. Os estudos demonstram que as pessoas que mantêm uma dieta mais alcalina tendem a perder peso mais rapidamente.


Fonte: https://www.google.com.br/amp/s/bc.marfeel.com/melhorcomsaude.com/10-beneficios-beber-agua-morna-limao-manhas/%3fmarfeeltn=amp 

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Método BLW - Introdução Alimentar sem Papinha

O chamado Baby-ledWeaning (Desmame Guiado pelo Bebê) consiste em oferecer a comida em pedaços e permite que o bebê se sirva sozinho. Saiba mais sobre essa prática que já tem milhares de mães seguidoras em todo o mundo

Método BLW: Autonomia na hora de comer (Foto: Gabriel Rinaldi/Editora Globo)

A expressão em inglês pode parecer complicada, mas é até provável que você já tenha praticado algo parecido com seu filho ou conheça alguém que o faça, por puro instinto. O método BLW teve o nome criado pela agente de saúde britânica Gill Rapley, autora do livro Baby-led Weaning: Helping Your Baby to Love Good Food (em tradução livre, Desmame Guiado pelo Bebê: Ajudando seu Filho a Amar Boa Comida) e tem ganhado cada vez mais adeptos pelo mundo. A ideia principal é não oferecer um prato diferente aos bebês, mas, sim, deixar que eles se sentem à mesa e participem das refeições familiares já a partir dos 6 meses de vida. Os pais colocam os alimentos cortados ao alcance e eles escolhem quando e como levar os pedaços à boca. “O BLW não é novo – pais do mundo inteiro têm praticado há anos. O que acontece é que agora isso tem nome”, esclarece Rapley.

No Brasil, um indício de que a técnica está cada vez mais conhecida é o aumento do interesse por ela nas redes sociais. O principal grupo sobre o assunto no Facebook ganha, em média, 50 novos membros por dia. Já são mais de 5 mil inscritos – a maioria é de mães.

Adeus, papinha?

A recomendação oficial da Organização Mundial de Saúde é que os pais comecem a oferecer alimentos para complementar a nutrição com leite materno ou fórmula assim que os filhos completarem 6 meses. Os pediatras orientam que essa introdução seja feita com as tradicionais papinhas. “A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida com colher. Deve-se começar de forma pastosa (papas ou purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família”, prega o Manual de Orientação do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Para Rapley, no entanto, a indicação de recorrer às papinhas é uma prática herdada do tempo em que se acreditava que os bebês precisavam de outros alimentos, além do leite materno, já aos 3 ou 4 meses de idade.

Aos 6 meses, porém, eles já estariam mais preparados para praticar com alimentos que exigem mastigação. E as provas disso seriam as habilidades normalmente conquistadas nessa fase, como se sentar sem apoio, levar objetos à boca com as mãos e demonstrar interesse no que os adultos comem. A não ser, claro, que a criança tenha necessidades de saúde específicas – se nasceu prematura, por exemplo, ou se tem algum atraso no desenvolvimento.

Para a nutróloga Jomara de Araújo, da Associação Brasileira de Nutrologia, a transição do aleitamento exclusivo para a introdução alimentar guiada pelo próprio bebê é um caminho natural. “A ingestão de sólidos deve acompanhar as necessidades orgânicas e habilidades motoras da criança, que pode e deve ter o controle total desse processo. A amamentação é absolutamente dominada pelo bebê, desde os seus primeiros minutos de vida. Portanto, nada mais fisiológico e racional do que seguirmos o mesmo princípio quando, após o sexto mês, iniciamos a oferta de sólidos”, defende.

Como fazer o BLW?

Depois de colocar o bebê sentado, junto à família, na hora das refeições, é importante disponibilizar alimentos apropriados. Pense em porções e formatos que a criança consiga pegar com as mãos e levar sozinha à boca. Cenouras cozidas e cortadas em forma de palitos ou ramos de brócolis, também cozidos, são boas alternativas. O caráter saudável é uma característica que merece destaque.

No início, é esperado que seu filho mais brinque com os alimentos do que coma. E tudo bem! Não se preocupe nem insista. Jamais o obrigue a comer, com prêmios, elogios, promessas ou distrações, muito menos com gritos, castigos ou ameaças. “Dizer a uma criança que ela se alimentou pouco e precisa comer mais é tão absurdo quanto falar que respirou pouco e precisa respirar mais”, compara o pediatra espanhol Carlos González, autor do livro Mi Niño no Come (Meu Filho não Come, em tradução livre, ainda sem edição brasileira).

Ele explica que, por mais que os bebês sejam expostos à comida, muitos levam um tempo até começarem, de fato, a se alimentar e é comum ingerirem quantidades pequenas até os 8 ou 9 meses. Às vezes, até mais tarde.

É preciso tempo

O último mandamento do BLW é justamente o de que não se deve apressar o bebê. Deixe que ele leve o tempo necessário para terminar de comer. Para evitar o estresse, escolha uma hora em que não esteja irritado ou com muita fome. Uma das grandes vantagens do BLW é que ele oferece aos bebês a oportunidade de conhecer diferentes texturas e sabores. A cada refeição, eles vivem experiências novas e desenvolvem a capacidade de diferenciar o que gostam do que não gostam, o que é impossível quando se trata das papinhas, em que os ingredientes se apresentam misturados, dificultando a identificação dos sabores.

Além disso, o método estimula a autonomia desde cedo, já que permite escolher o que, quando e quanto se come. Um estudo publicado pelo British Medical Journal concluiu que bebês que se alimentam sozinhos têm menos risco de se tornarem obesos no futuro, em comparação com os que recebemas papinhas. A explicação? Eles desenvolveriam mais cedo a capacidade de regular o próprio apetite e de identificar o momento em que estão satisfeitos. Sem contar que ganham a chance de praticar a coordenação motora e as habilidades sociais, ao participar das refeições em família.

Outro benefício é que a vida também costuma ficar mais fácil para os pais. “Eles podem comer enquanto o prato está quente, sem precisar dar as colheradas ao bebê primeiro, têm o prazer de ver o filho aprender e se divertir. A introdução de alimentos sólidos se torna menos estressante”, opina Rapley.
 

É seguro?

Em relação à qualidade dos alimentos ingeridos, um dos princípios do BLW é que os pais devem confiar nos filhos. Desde o início, eles saberiam escolher o que precisam. Será? Essa é uma das preocupações de alguns dos críticos do movimento. Na opinião do pediatra Daniel Becker, da Pediatria Integral, do Rio de Janeiro, é responsabilidade dos pais determinar o que a criança vai comer, tanto no conteúdo, como na forma. Se eles disponibilizarem comida caseira e não industrializada, respeitando tanto o apetite quanto a saciedade do filho, e na consistência adequada para a sua maturidade, os riscos de errar serão muito pequenos. “Não sou a favor dos extremos: dar autonomia demais ou de menos pode ser prejudicial ao desenvolvimento. A criança pode e deve comer com as mãos, desenvolvendo uma relação lúdica e prazerosa com a comida, mas o ideal é buscar o bom senso”, diz.

Rapley, no entanto, garante que o apetite dos bebês é confiável e que o corpo deles diz o que precisam. É claro que só conseguirão obter os nutrientes certos se houver uma oferta variada, com itens de cada grupo alimentar – construtores (carnes e outras proteínas), energéticos (arroz, batata e carboidratos em geral) e reguladores (legumes e verduras).

Para a especialista, o excesso de papinhas de frutas, vegetais ou cereais, que são ingeridas com rapidez por conta da consistência, é que resulta em um maior risco de desequilíbrio nutricional. “Isso acontece porque o estômago fica cheio de comida e sobra menos espaço para o leite. É importante permitir que o bebê consuma a quantidade que quiser de leite materno. Nenhum outro alimento é tão completo e tão fácil de digerir”, diz.

Não é perigoso engasgar?

Essa é uma das perguntas mais ouvidas por quem opta pelo BLW. O mais frequente é o chamado gag reflex, um reflexo frequente quando as crianças ainda estão se habituando com os alimentos sólidos. A diferença é que, nesse caso, o bebê não fica com a passagem de ar obstruída. Ele apenas se atrapalha – às vezes, os olhos enchem de lágrimas por alguns instantes –, mas ele mesmo consegue manejar o alimento e desengasgar rapidamente.

Rapley garante que, contanto que o bebê esteja sentado, ereto, e mantenha controle sobre o que entra na sua boca, não existe risco aumentado de engasgarcomo BLW.

Mas, para evitar situações de aperto, é importante que os pais não tentem ajudar a criança a comer, segurando o alimento em sua boca. Se ela não consegue fazer isso sozinha, provavelmente, não está pronta para lidar com aquele determinado item de forma segura. Também é normal que a comida caia no chão, de início, porque a habilidade de levar o alimento ao fundo da boca para engolir se desenvolve depois da capacidade de morder e mastigar.

Mais facilidade e mais sujeira?

Se, por um lado, os pais dispostos a aderir ao BLW terão uma parte da rotina aliviada, já que não precisarão preparar pratos separados para o bebê, nem dar a comida na boca, por outro, terão mais trabalho para limpar o cadeirão e o ambiente onde eles fizerem a refeição. É que a curiosidade dos pequenos pelo alimento não se limita ao toque e à descoberta do sabor. Assim como eles fazem com os brinquedos e outros objetos, também vão atirá-lo ao chão, por exemplo.

Para facilitar, as mães recomendam dois truques. O primeiro é esquecer o prato, pelo menos no começo, quando o objeto desperta na criança tanto interesse quanto os alimentos em si – um dos primeiros impulsos do bebê é virá-lo para olhar o fundo. E lá se vai toda a comida. Limpe bem o cadeirão antes e depois das refeições e disponha o alimento direto na mesinha. A segunda dica é forrar o chão, onde você colocará a cadeira, com um plástico. Assim, fica mais fácil recolher a sujeira. Mas não se preocupe. Seu filho adora imitar vocês e é um observador atento. Antes do que imagina, ele vai aprender direitinho!


Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Alimentacao/noticia/2015/06/metodo-blw-introducao-alimentar-sem-papinha.html

O Parto

O parto é um rito de passagem. É onde a mulher, que gestou e dia a dia se preparou, irá realmente deixar o seu papel de filha para assumir o de mãe.

É um processo importantíssimo para a evolução da mulher como um todo.
E esse ritual, onde a mulher se conecta com o seu eu mais intímo, se encontra, se enfrenta e se liberta, sentindo cada contração, abrindo passagem e se libertanto, a torna muito forte. A empodera. Não apenas em relação ao parto, mas em relação a vida. Confere a mulher mais confiança quando se depara com obstátuclos. É simplesmente transformador. Mais ainda quando essa mulher consegue ter um parto natural.

Tem um trecho do Alexandre Coimbra que gosto muito:

“Meu Deus vivemos numa sociedade onde tudo gira em função de anestesiarmos os nossos problemas e fugir dos nossos problemas. Vivemos numa sociedade dos aplicativos, onde apertamos um botão e está tudo resolvido. E queremos transportar isso pro parto, e resolver tudo com apenas um clique ou resolver tudo apenas de uma forma anestesiada, sem viver intensamente aquele processo. Meu Deus, que cor tem a vida de uma mulher que diz eu não quero sentir nada na hora do meu parto. Temos que ter compaixão com essa mulher, quem foi que desbotou a vida dessa mulher?”

Quando olhamos sob a ótica de que o parto é o nosso maior rito de passagem, pelas horas que leva e pelo que ele significa, não colocamos a nossa comodidade ou facilidade em questão, mas deixamos o natural entrar em ação, observando e apreciando a beleza que o parto tem. É totalmente transformador e fisiológico.

Mas falando tecnicamente, como acontece o parto?

O início do trabalho de parto é desencadeado pelo amadurecimento de alguns órgãos/sistemas:

A pele
O sistema imunológico
O sistema neuro-muscular
E o principal, o sistema respistarório

Fisiologicamente, assim que ocorre a maturidade pulmonar, os pneumocitos tipo II, perdem uma camada que recobre suas células, em forma de tensão superficial. Com isso, sufactante é liberado e reconhecido pelo organismo materno, que entende que o bebê está pronto para nascer, dando início aos processos hormonais que iniciam e fazem parte do trabalho de parto.

A contagem de semanas que fazemos acerca da idade gestacional é apenas uma linha guia para saber em qual fase a gestante está. A espécie humana tem uma grande variação em maturidade, que pode chegar até 5 semanas. Ou seja, um bebê com 40 semanas não necessariamente está maduro, se o seu tempo é de 42 semanas, por exemplo.

Não há como prever a maturidade. Costumo dizer que um bebe de termo, que nasceu sem a mãe entrar em trabalho de parto é um bebe imaturo, justamente por não ter tido o tempo natural de amadurecimento dos seus sistemas.

Uma mulher que entra em trabalho de parto naturalmente a termo, é porque seu bebê está pronto para nascer.

Agora falando sobre as fases do trabalho de parto (TP), existem 4 fases:

1º Os pródromos

2º Fase latente

3º Fase ativa

4º Expulsiva

Os pródromos

É caracterizado por contrações aleatórias, sem ritmo e com intensidade variada.

Ou seja, a contração vem em 10 minutos, depois em 30 minutos, em seguida em 15, sem padrão, hora dolorida, hora média ou fraca.

O pródromo é uma espécie de aviso do trabalho de parto, é o momento onde a pressão da contração faz com que a cabeça do bebe pressione o colo, afinando e preparando este para começar a dilatar.

Nessa fase, a gestante deve avisar a equipe que está prodromando.

É uma fase para relaxamento, para reservar energias, tomar muito líquido, se alimentar bem e dormir, para que haja reserva de energia para quando houver o trabalho de parto.

A fase latente

Nessa fase, os hormônios estão sendo produzidos de forma contínua.

As contrações são ordenadas e com a mesma intensidade moderada.

Quando chega a fase ativa a mulher já sabe que o parto irá acontecer naquele dia ou em breve.

A intensidade moderada das contrações começa a incomodar.

É hora de chamar a doula! Ela quem dará todo suporte físico e emocional, além de aplicar métodos não farmacológicos para alívio da dor, como massagem, compressa e cuidar do ambiente, para que esteja aconchegante e acolhedor.

Quando a fase ativa vai se intensificando, os hormônios aumentam a produção e o primeiro hormônio que era a prostaglandina vai mudando e dando espaço à ocitocina, o hormônio do amor, que potencializa o efeito das contrações. Aqui, vamos caminhando à fase ativa.

A fase ativa

As contrações são ritmadas – 3 em 3 minutos – com maior frequência e intensidade forte.

A mulher percebe realmente que o seu bebê irá nascer.

Ela fala que sente dor, seu comportamento muda, ela fica mais reclusa, já não fala com a mesma frequência, não tem fome ou não consegue comer. Pede para uma outra pessoa falar por ela, o parceiro(a) ou a doula.

Além das massagens, posições e ambiente preparado para o alívio da dor, a parturiente pode entrar no chuveiro ou banheira, o que ajuda a relaxar e minimizar a sensação.

Aqui entra em cena a equipe de parteiras(os) e/ou obstetras, chamados pela doula.

Se o parto é domiciliar, a equipe irá para a casa da parturiente. Se o parto é em hospitalar com equipe de plantão, é hora de ir para o hospital fazer uma avaliação.

Se o parto é hospitalar com equipe particular, uma obstetriz irá até a casa da parturiente avaliar, para que a parturiente não vá muito cedo ou com dilatação total.

A mulher está em fase ativa quando a dilatação é maior do que 5cm.

Entre 7cm e 10cm é onde ocorre a partolândia, não é um termo científico, é como as mulheres chamam essa fase. Há uma mudança no comportamento. Uma conexão interior poderosa.

Ocorrem as vocalizações, uma expressão, libertação.

E com o avanço dessa fase até alcançar os 10cm de dilatação, entramos na fase expulsiva.

O Expulsivo
Após a dilatação total, o bebê começa a descer.

As contrações continuam, mas mudam o padrão.

A sensação é uma mescla de alívio, pressão do bebê descendo e vontade de fazer força.

A concentração da mulher se volta totalmente para o canal de parto.

As vocalizações mudam o padrão de som, é algo interno, é o expulsivo.

É nessa fase que chamamos o pediatra neonatal, que irá assistir a chegada do bebê.

O parto não termina quando o bebê nasce, mas sim após 1h do nascimento da placenta, que é tido como um período de observação pós parto.

Ainda há concentração e contração, e assim que a placenta vem, o parto é concluído.

O tempo que leva o parto natural

Cada mulher é um indivíduo único, com as suas particularidades, experiências, história e fisiologia, então existe muita variação.

Mas em geral posso dizer que:

Os pródromos podem levar vários dias;
A fase latente até 24h;
A fase ativa até 12h;
E a expulsiva até 3h.

Claro que há casos onde o parto leva 3h do início ao fim e outros que podem chegar a 3 dias. Se a mãe e o bebê estão bem e a evolução é boa, então o parto segue tranquilamente.

Há 2 grandes parâmetros para acompanharmos o bebê:

Monitorização

Intermitente: ouvindo o bebê em intervalos definidos.

Cardiotocografia: que pode ser utilizado em intervalos definidos, em um momento especifíco ou de forma contínua.

Partograma

Grafico de evolução das fases de parto.

É através da frequência cardíaca que identificamos que o bebê está com boa oxigenação.

Sobre a bolsa

A bolsa pode romper em qualquer momento, em qualquer uma das fases de trabalho de parto. Pode inclusive romper fora de trabalho de parto, antes dos pródromos ou o bebê nascer com a bolsa íntegra.

O rompimento da bolsa não caracteriza nenhum estágio do parto, mas por outro lado ajuda a ter mais informações sobre o bebê, pela avaliação da cor do líquido.

Quando o rompimento ocorre, o bebê encaixa mais baixo, forçando o colo e acelerando o trabalho de parto.

A dor

É importante entender que a dor do parto não está ligada à sofrimento.

Muito pelo contrário. Está ligada ao amor. É apenas uma sensação. Se entregar às contrações, aceitando-as de braços abertos, como um abraço, é deixar o corpo trabalhar e se abrir espaço para a chegada do seu bebê.

Não é mais uma contração e sim menos uma, que te deixa mais próxima de conhecer aquele ser tão amado.

O parto é um grande rito de passagem.

É a nossa expressão mais humana!

Por:
Braulio Zorzella

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Sobre o "ser" Mãe

"Então acontece a cirurgia. O corte, a sutura. A recuperação completa muitas vezes leva meses.
Depois de uma cirurgia de grande porte, a maioria de nós gostaria de ficar descansando, curtindo um prato de sorvete e uma pilha de filmes, mas as mães que deram à luz por cesárea fazem o contrário. Elas cuidam de seus bebês lindos e indefesos, os alimentam, criam vínculos com eles.
Essas mulheres são muito fortes, fisicamente e emocionalmente. E essa força não se manifesta necessariamente apenas no dia do parto: ela precisa continuar presente nas semanas, nos meses e nos anos que vêm pela frente. Enquanto isso, o corpo e a alma da mãe se refazem, e ela cria novos sonhos com seu filhinho no colo.
A maternidade deixa cicatrizes em todas nós. Algumas delas são emocionais, e outras são físicas.
As mães por cesárea muitas vezes têm os dois tipos. Mas suas cicatrizes são sinais da força e da coragem que elas tiveram quando puseram seus filhos no mundo. A cicatriz de uma mãe por cesárea é a porta pela qual passou seu filho em sua passagem de um mundo para outro."


Foto @carriagehousebirth
Fonte Baby Center.

domingo, 23 de outubro de 2016

Marmitas da semana: Dicas!

Oie! Tudo bem?
Vem cá, você é uma daquelas que adorou a ideia das marmitinhas fit da semana, mas até agora não teve coragem / disposição / tempo / dinheiro / tudo isso junto, para começar a fazer?! Pois é, eu vim aqui hoje especialmente para te ajudar!

Vamos lá para as dicas?

1. Comprar um frangão assado no domingo já elimina metade das suas preocupações com a marmita da semana. Isso é muito útil se você tem preguiça de cozinhar. Você pode comprar meia porção ou apenas partes que mais gosta, como algumas coxas e sobrecoxas. Como o frango assado costuma ser mais saboroso, ele dá uma animada na marmita.

2. Faça seus vegetais favoritos em uma fornada só para ter complementos saudáveis e gostosos para a semana toda com o mínimo esforço. Com um pouco de azeite, sal, temperinhos e 40 minutos no forno, você garante uma boa variedade de gostosuras para complementar sua marmita. Como a parte da feira costuma ser bem em conta, você cria opções sem gastar muito.

3. Tire uma hora do seu fim de semana para preparar todas as refeições da semana de uma vez só. Não demora tanto e com as marmitas prontas e organizadas é muito mais difícil arrumar desculpas para comer fora!

4. A salada vai ficar mais fresca durante muito mais tempo se você prepará-las em potes de vidro. Além de encher os olhos, o que é bastante importante na hora da refeição! Potes de palmito cumprem muito bem a função.

5. Pense no seu eu do futuro: ele provavelmente não vai curtir comer a mesma coisa, todos os dias da semana. Criar algumas opções, como a da fornada de vegetais, ou cozinhar um pouco de carne e um pouco de frango já ajuda a dar uma cara de novidade para a marmitinha de sempre.

6. Não esqueça de incluir lanchinhos no seu cardápio da semana, como frutas ou um belisco gostoso. Você merece!

7. Levar marmita ajuda a economizar, mas você não precisa ser muquirana consigo mesmo. Você não vai ficar quebrado se acrescentar salmão ou alguns cogumelos. O almoço é uma refeição importante do seu dia, então seja legal com você mesmo e se dê uma comidinha gostosa!

Por Flora Paul (Equipe Buzzfeed, Brasil)

Espero que essas dicas os ajudem tanto quanto me ajudaram!
Beijinhos, até a próxima! 