segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Carta para meu filho III - sobre o bem que você me faz!

Filho,
Eu agradeço a Deus pela sua vida sempre, e hoje preciso agradecer também a você, pelo bem que você me faz!
Você faz com que eu me sinta viva! Não importa se eu estou cansada, sei que precisa de mim, do meu amor, da minha proteção. Saiba que sempre terá tudo isso de sobra, e muito mais, SEMPRE!
Não importa se o tempo passar e você estiver grande demais, meu colo sempre vai ser seu. O cafuné que você tanto adora antes de dormir, tenha certeza que eu sempre estarei aqui pra te dar. O sorriso que você espera enquanto se aninha em meus braços também sempre será pra você. O meu olhar é seu, o meu calor é pra te aquecer... e o meu viver, é por você!
Eu te amo filho, desde o positivo! Foram meses esperando por você, e eu não podia conter meu coração de tanta felicidade quando soube que você já existia em mim! Não era mais apenas sonho, era você! Era você e eu! E nunca mais me senti sozinha... prezava a todo instante pela sua vida, e será para sempre assim!
Te amo ainda mais, desde a primeira vez que ouvi o seu coração pulsar dentro de mim, e eu mal podia conter as lágrimas... nesse dia vi também seu pequeno corpinho, pequenos "botõezinhos" que hoje são seus lindos bracinhos e perninhas. Você já era tão lindo filho, era o meu milagre... o milagre de Deus que estava transformando a minha vida!
Você chegou, e desde então vem me mostrando como Deus é sublime... perfeito!
Obrigada meu filho, pelo bem enorme que você me faz!

domingo, 21 de agosto de 2016

Carta para meu filho II - sobre sua primeira gargalhada!

Hoje é um dia especial, é a véspera do dia em que você vai completar 4 meses, e é também o dia em que você nos presenteou com a sua primeira gargalhada! A primeira de muitas, se Deus quiser! ☝💛
Filho, você não imagina como fiquei feliz e extasiada nesse momento tão especial... É mais um marco em seu desenvolvimento! Me orgulho tanto de você, tão lindo, sorridente, esperto... e feliz! Hoje eu me senti muito abençoada e, acima de tudo, pude perceber que meu papel está sendo cumprido com muito amor, e toda a dedicação que cabe em mim. Eu agradeço todos os dias pela sua vida, e pela bênção que é ser sua mãe!
Meu filho, minha vida, minha paz, minha alegria!
Te amo demais... obrigada pelo nosso dia incrível, eu nunca vou me esquecer! 💙💙💙

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Marmitinhas da semana!

Oi gente! Tudo bem?
Hoje eu vim aqui falar sobre a minha alimentação pós parto, e contar como eu faço pra não pular as refeições mesmo com uma rotina tão corrida de mãe com um bebê pequeno em casa!
Então, depois de 30 dias em casa pós cesárea, eu já estava me virando nos 30 pra conseguir preparar as refeições aqui. E pela praticidade eu acabava preparando o mais rápido: batata frita, arroz, salsicha cozida, macarrão... ishiii 🙈🙊👎
Isso quando dava pra preparar, porque muitas vezes estava eu comendo pão a tarde, muitas vezes sem ter conseguido tomar café da manhã e muito menos almoçar! 😭😖
Aí você, que ainda não é mãe, ou é e consegue fazer tudo e ainda come comidinha fresca todos os dias, pensa: "-Nossa! Que exageeeero!" 😦😲😒 Eu te peço: "-Me ensina como voce faz????  Pleeeease!!!!"🙏
É sério gente, se vocês conseguem, deixa a dica pra mim aqui embaixo, porque realmente eu não consegui não... fazia no máximo duas refeições por dia (e muito mal feitas!), cheias de carboidratos, gordura, sódio e pouco valor nutricional, que é muito importante pra quem amamenta em livre demanda, assim como eu! 😆
Foi aí que eu conversei com meu maridinho, e decidimos que na folga dele faríamos mercado/feira, e eu me dedicaria umas horinhas pra preparar minhas refeições (marmitinhas) da semana, e assim foi!
Gente, outra vida! Nada melhor que comer no horário certo, comida saudável... e saber que estou fazendo o melhor pra mim, e claro, pro meu bebê também! 👏
Eu já havia consultado minha nutricionista antes do parto e ela já tinha me passado uma dieta bem legal pra lactantes. Ela me deu várias dicas também, e eu decidi colocá-las em prática!
É comida congelada? É comida congelada! Mas é comida de verdade, gente! Comida que alimenta! É só tirar a marmitinha do congelador e aquecer por 2 minutinhos no microondas... e prontinho!
Dica: Se já deixar a carne cortadinha depois de preparar, da até pra comer com o bebê no colo, caso necessário! Sacumé, né?! Rs
Segue abaixo a fotinho das 6 marmitinhas dessa semana prontas, e as saladinhas devidamente lavadas e separadinhas também pra facilitar! (É alface crespa, cenoura e beterraba cruas e raladas. Sem tempero, deixo pra temperar na hora de comer.)
- Ah, e a janta? E nos intervalos?
Então, não tenho costume de jantar, então comprei um pãozinho integral e pretendo comer duas fatias dele com um pouquinho dessa salada aí também, e um filezinho de frango que também já deixei preparadinho para comer a noite, alternando alguns dias entre frango ou uma fatia de peito de peru Light (peito de peru é mais prático, vou deixar o frango para as noites mais tranquilas!)
E nos intervalos eu vou comer uns biscoitinhos integrais, frutas... e um chazinho de erva doce bem quentinho pra acompanhar... quando der! Hahaha
É isso! Espero que tenham gostado e que vocês se inspirem nesse post pra começarem a comer melhor! É possível, mesmo depois de mãe!
Beijinhos, até a próxima! 😘

Introdução alimentar a caminho!!!

Tem uma mamãe e um papai aqui muito ansiosos e contando os dias pra começar a introdução alimentar do nosso bebê! Não, ainda não é a hora... o Dudu ainda vai completar 4 meses e por orientação do pediatra começaremos a introdução alimentar apenas aos 6 meses... mas já estou nos preparativos, lendo muito, pesquisando as melhores combinações e decidindo qual método usaremos.
Aí vai uma fotinho dos potinhos de vidro que compramos ontem. Vão ser super úteis pra quando sairmos com ele e tivermos que levar a comidinha de casa... ou até mesmo pra guardar refeições na geladeira como almoço e janta. Enfim, vou comprando alguns itens legais para essa nova etapa que se aproxima, e aprendendo um pouco mais sobre ela. Assim que tivermos mais novidades eu conto por aqui.
Beijoquinhas 😘😘🍗🍜🍛🍌🍠🍎🍅🍆

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Solidão de mãe

Solidão de mãe e uma coisa que eu nunca imaginei que existisse. A gente sente uma vontade de falar, contar, conversar... mas já não tem com quem fazer isso. Você passa o dia todo com seu filho, e ele provavelmente não vai entender nada se você começar a desabafar sobre seus anseios. Então você guarda para si. Deixa pra depois. Quem sabe mais tarde alguém te ouça. Mas será que vale a pena mesmo falar a alguém? Provavelmente não entenderiam, ao menos que fosse pra outra Mãe.
Mãe é bicho doido... a gente pensa tanto! Esse pensamento consome a gente se ficar guardado por muito tempo.
Eu sempre gostei de escrever, mas foi a maternidade que me obrigou a criar este blog, que é onde eu posso colocar minhas ideias. As vezes, de madrugada, enquanto amamento meu filho e o coloco pra dormir de novo, vem aquele turbilhão de pensamentos soltos... e eu começo a pensar, pensar... a cabeça quase explode.
É tanta coisa solta que eu preciso vir aqui esvaziar um pouco antes de tentar dormir de novo. Ou tirar um cochilo até a próxima mamada. (risos)
Vou ficando por aqui com a minha cabeça mais leve, e com outra cabecinha apoiada no meu peito, respirando fundo, já deve até estar sonhando.
Por hoje é só!

Puerpério/Baby Blues (porque é tão difícil?!)

Dizem que as mães "esquecem" as dores que sentiram no parto, pós parto... que Deus "apaga" essas dores da nossa memória de mãe. Será?
E nem estou falando de dor física não, eu falo de uma dor bem mais doída que essa.
Me lembro muito bem de todas as dores físicas que senti antes e depois de dar a luz (o pós parto de uma cesárea é sofrido demais minha gente!), e posso dizer que nenhuma dor física doeu mais que a tristeza que me bateu depois. Foi assustador. Primeiro me senti sozinha, muito sozinha. Mesmo que não estivesse. Eu tinha muito medo de fazer tudo errado, do meu filho chorar e eu não saber o que fazer, dele engasgar, ou pior, dele parar de respirar. Quando ele finalmente dormia, era a minha chance de descansar, mas eu não conseguia. O coração estava cheio demais, e a cabeça também. Eu chorava, chorava, chorava... e não entendia porque eu estava tão desolada. Minha vida tinha virado de ponta cabeça. De um dia pro outro eu deixei de ser a prioridade, deixei de receber colo, massagens nos pés... e estava ali, sendo mãe sem nunca ter aprendido como fazer isso. Estava ali ainda com dores, com a barriga cortada e os seios cheios de leite, super machucados, sem saber direito como colocar em prática todos os vídeos e textos que eu havia visto durante os nove meses anteriores. Ilusão! Só na prática você descobre o que funciona pra você. Eu me olhava no espelho e já não me reconhecia. "Meu Deus, que cabelo é esse? E essas olheiras? Minha barriga nunca mais vai desinchar???" Desespero me definia. E fora toda essa bagunça emocional, ainda tinha que lidar com a dor do início amamentação. A produção em demasia de leite. Os seios duros, empedrados. O bebê chorando, tentando sugar. O leite espirrava no rosto dele, mas a nossa falta de experiência + pega incorreta do bico, fizeram que os primeiros 15 dias fossem os mais cruéis. Ele chorava de um lado, eu chorava do outro. Foi difícil demais.
Os milhares de hormônios fazendo a festa dentro de mim contribuíam para que eu achasse tudo ainda mais exaustivo. E eu chorei, não queria receber ninguém... (mas recebi, porque infelizmente muita gente não entende/respeita). Enfim, até que um dia, numa dessas minhas crises de choro, eu ouvi: "você não está feliz?! Tantas mulheres queriam estar no seu lugar, sabia?!" E se eu já estava me sentindo péssima e super culpada, com certeza eu fiquei ainda pior. Mas não culpo a pessoa que me disse isso. Realmente, olhando de fora, quem nunca passou por isso, acha que é frescura. Não entende mesmo. Acho que nem eu entenderia antes de ter um filho.
Essa tristeza no pós parto tem nome, hoje eu sei: P U E R P É R I O - PUERPÉRIO!
Essa tristeza que a gente sente também é conhecida como "Baby Blues". Dura de 1 a 3 meses, e é absolutamente NORMAL! Não sinta-se culpada por se sentir assim! São os hormônios que fazem isso com a gente, são as mudanças todas ao mesmo tempo! Sua vida é outra e seu cérebro ainda está aprendendo a lidar com tudo isso. Mas calma, vai passar! Eu juro que passa. E entender que é normal e que você não é uma péssima mãe por se sentir assim já ajuda muito! Se você não quiser receber visitas nesse período, é um direito seu! Não receba! Eu me arrependo de ter recebido. Não era a hora, eu não estava pronta. Precisava de mais tempo sozinha com meu filho, e marido. Estávamos nos adaptando aquela nova vida, nosso novo mundo. Quando vem alguém te visitar ele traz consigo conselhos, palpites, bactérias (risos), tudo o que você menos precisa nesse momento. Só receba quem você tiver certeza que vai te fazer sentir melhor, que vai te acolher e ajudar nesse período de adaptação.
Seria ótimo que todos soubessem que as visitas no pós parto não são apenas para conhecer o bebê. São para a mãe também! Ela também acabou de nascer. Nasce um filho, nasce uma mãe (e no meu caso, nasce também um pai, e uma família!)
Mas enfim, depois de 1 mês, eu já não sentia dores ao amamentar, e pude conhecer a magia desse momento maravilhoso entre mãe e filho que tanto tinha ouvido falar. E de verdade, consigo amar ainda mais meu filho enquanto o amamento, é realmente algo inexplicável.
E aquela tristeza que eu senti também foi embora logo no primeiro mês (Graças a Deus!), e claro, graças ao imenso apoio que tive do meu marido, que foi a pessoa que mais esteve comigo nessa longa e intensa jornada.
Todos sabem que eu quero ter mais um filho/filha no futuro, mas se tem algo que me assusta é o medo de sentir tudo isso de novo. Medo desse PUERPÉRIO maldoso!
Bom, enfim, apesar de todas essas dores emocionais que vieram junto no pacote da maternidade, eu NUNCA me arrependi de ser mãe, NUNCA nem por um milésimo de segundo, deixei de amar meu filho, muito pelo contrário, depois de tudo isso eu passei a ama-lo ainda mais, se é que isso é possível! E tudo que é difícil te faz muito mais forte e capacitada: te faz mãe!

Carta para meu filho I - Sobre o tempo

Nossa, é incrível como o tempo passa rápido. Esses dias mesmo eu estava arrumando as malas rumo a maternidade... e agora já vamos completar 4 meses juntos. Tanta coisa aconteceu, nossas vidas mudaram tanto... a sua principalmente né filho? rs
Estava acostumado a morar em um ambiente quentinho, apertadinho e seguro, e do nada passou a morar em uma casa cheia de barulho, Luz, e milhares de novas sensações até então estranhas para você. Eu sei, foi assustador pra mim também. Eu amava sentir você se aninhar em meu ventre... era tão bom! Eu sentia que éramos um só... onde eu fosse, sabia que você estava comigo, e ia ficar tudo bem. Mas não vou mentir, também sentia muito medo. Desde descobri que você existia, eu passei a me preocupar muito mais... Eu tinha muito muito medo de errar, muito medo de perder você. E acho que esse medo não é coisa só de grávida, porque eu ainda o sinto. Queria poder grudar você em mim para sempre, sabe? Pra gente nunca sair um do lado do outro rs. Pra que você sempre queira meu colo, da mesma forma que você quer hoje. Nós passamos quase 24 horas por dia grudados... É a melhor sensação do mundo poder estar com você meu filho. Mesmo que para isso eu tenha sempre que estar em segundo plano... Eu não me importo. Você é a minha prioridade. E tenho certeza que isso nunca vai ser diferente, mesmo que você cresça tão rápido quanto o tempo está passando, e já não queira mais ficar grudado em mim, estaremos sempre ligados um ao outro. Porque eu faço parte da sua vida, e você é a minha!
Te amo, desde o positivo!

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Vou sentir saudades

Eu não sei quanto tempo ainda você caberá no meu colo
Mas eu sei que ele será sempre seu, independente se ele ficará pequeno pra você.

Você vai crescer, eu irei envelhecer.

Quando você tiver responsabilidades, eu terei rugas.

Vou sentir falta do seu cheiro de bebê, das suas gargalhadas, de te fazer dormir, dos seus primeiros passos e até do seu chorinho! .

Vou guardar algumas peças de roupas suas, as que eu mais gostar.
Elas vão ficar guardadinhas, pra de vez em quando eu cheirá-las, mesmo sabendo que o tempo vai mudar essa fragrância.

Eu vou olhar suas fotos pequeno (a), eu vou chorar de saudade. Eu sei que vou.

Eu vou me lembrar de tudo, de cada minuto, de cada momento.

Então me deixe aqui aproveitar cada minuto antes que você cresça e saia pro mundo, buscando sua vida, na lei natural da humanidade.. .

O tempo vai passar... as coisas irão mudar. Mas o amor por ti e por tudo o que você é, vai permanecer no meu coração, no meu dia-a-dia e na minha memória, até quando Deus me permitir! .

Autoria desconhecida. Se alguém souber por favor me avise.


sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Carta para minha amiga grávida!

Agora é a sua vez de viver esse momento, essa nova realidade de vida! Estou muito feliz por você, pois esta é a experiência mais transformadora na vida de uma mulher, e porque agora você vai começar a me entender melhor.
Como você deve estar percebendo, desde a gravidez a gente muda muito, muito mesmo. São milhares de novas sensações, hormônios e sentimentos que nos deixam a flor da pele! E isso não é diferente depois que o bebê nasce não viu?! Na gravidez a gente vira uma bomba cheia de hormônios, e no pós-parto essa bomba explode! Isso se chama Puerpério. Relaxa, não precisa sentir medo não, eu passei por ele e sobrevivi, você também vai conseguir! Na realidade o nome é mais assustador do que ele representa. Se você se preparar bem psicologicamente vai ser tranquilo passar por ele, e depois ainda vamos rir juntas disso.
Eu me lembro o quanto eu detestava ouvir: "Aproveita para dormir agora, porque depois..." - Essa frase me matava! Você me desculpa? Tenho que te contar que é verdade! Mas eu vou falar para você de outra maneira:
- Aproveita cada segundo dessa fase, por mais que sinta enjoos, que você se sinta exausta e com muito sono, aproveita! Depois a gente sente uma saudade... é claro que não sou hipócrita em dizer que era bom passar mal, mas dá saudade do que esse "mal estar" representava. Sabe aquele momento de tirar um tempo a dois com o seu parceiro? É agora! Não espera o final da gravidez chegar para você planejar uma viajem a dois, um cineminha, um jantarzinho romântico...ou simplesmente assistir TV em casa mesmo! Façam isso, vale muito a pena! Depois vocês vão conseguir fazer isso também, só que com bem menos frequência e dificilmente vão estar sozinhos, (risos).
Vá ao shopping sem hora pra voltar, faça compras, tome muito sorvete! Não tem problema se você engordar um ou dois quilos a mais esse mês, esse é mais um lado bom em estar grávida: a gente come e não se sente culpada! (Mas também não vale exagerar hein!)
Enfim, só queria que soubesse que estarei aqui para te ouvir quando precisar, e quando quiser ouvir minha opinião em algum assunto, sabe que pode contar comigo, eu estarei aqui por você. Sei que palpites incomodam muito (eu mesma ainda não gosto deles!) por isso não vou ficar te enchendo o saco, colocando minhas ideias e opiniões na sua cabeça...tem coisa que é só vivendo que a gente aprende, não tem jeito. Mas é sempre bom saber que existe alguém que já passou (ou ainda passa) por tudo isso do seu lado, e é isso que eu estou fazendo aqui, então pode contar comigo!
Parabéns Mamãe!
Bem vinda ao meu time!



terça-feira, 9 de agosto de 2016

Ser mãe

Ser mãe é amadurecer, como mulher e como ser humano. É abrir-se para o inesperado, para o novo. É amar, alimentar e amparar os passos, desde os prineiros dias de vida. Gerar um ser é um ato de coragem e desprendimento diante das incertezas futuras.  É um aprendizado diário, uma caminhada especial, infinita, construída  passo a passo entre seres que se completam.

Primeiros 100 dias!


Hoje (02/08/2016) completamos nossos primeiros 100 dias juntos,(aqui do lado de fora!). Foram dias intensos, cheios de amor, aprendizado e muita gratidão!
Durante a gestação eu tinha muito medo de não saber trocar fraldas, ou dar banho... que ingênua! Mal sabia que essa era a parte fácil! rs
Sabe aquela história de instinto materno? É a mais pura verdade! A gente só aprende a ser mãe, sendo mãe!
É se doar completamente, por amor! É não poder sentir medo, e se sentir, aprender a passar por cima dele. É aprender que "eu" sempre posso esperar, meu filho não! As prioridades são outras, a vida é outra. A gente padece (sente dor, sono, medo), no paraíso (quando seu filho te reconhece como mãe, se aquece no seu colo, e te compensa com todo amor do mundo). É se redescobrir todos os dias como mulher. E se me perguntarem hoje se eu mudei, a resposta seria: - Sim, de dentro para fora, completa e absolutamente!
Nossa vida também mudou sim, deixamos de ser felizes, e agora somos muuuito, muuuito, muuuuuuito Felizes!
Você chegou pra nos mostrar o que a vida tem de melhor! Agradeço a Deus pelo papai incrível e participativo que você tem, com certeza um exemplo de homem, esposo e pai, que faz com que eu me sinta extremamente abençoada e completa, todos os dias. E agradeço a você meu filho, por ter nos escolhido! Eu já nem me lembro de como era a vida sem você...
Você é o meu amor por Deus, o motivo da minha oração. É o meu ontem, o meu hoje, o meu amanhã! O nosso amor mais puro e bonito...
Obrigada Deus, por tudo, e principalmente por tornar o nosso sonho real!
Parabéns pelos nossos 100 primeiros dias, e que venham os próximos milhões de dias, meses e anos, do resto das nossas vidas!